Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária estão intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti por meio do tratamento perifocal, nos Pontos Estratégicos (PE) do município.
Essa estratégia consiste na aplicação de inseticida de ação residual nas paredes externas de locais propícios ao abrigo do mosquito Aedes aegypti. O procedimento é realizado pelos Agentes de combate a Endemias, utilizando um aspersor manual, garantindo a eficácia prolongada do inseticida.
O objetivo é eliminar o mosquito em locais onde ele costuma pousar, reduzindo sua reprodução e, consequentemente, o risco de transmissão da dengue, zika e chikungunya.
O tratamento está sendo aplicado em depósitos de sucata, pneus e ferros-velhos, áreas com maior risco de proliferação do vetor. Esses locais são monitorados a cada 15 dias, como parte do cronograma de vigilância permanente.
Essa medida faz parte dos esforços contínuos no combate à dengue, porém a colaboração da população é essencial! Eliminar criadouros e adotar medidas preventivas são ações fundamentais para evitar a disseminação da doença.
Faça seu comentário!