Este ano, a campanha publicitária do Ministério da Saúde para o Carnaval tem como tema “Bora combinar? Prevenção no carnaval é sucesso.”, a pasta reforça as diversas formas de prevenção combinada contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A prevenção combinada é uma estratégia que associa diferentes métodos de prevenção, considerando as características e o momento de vida de cada pessoa.
Entre os métodos de prevenção combinada estão:
- Testagem regular para HIV
- Prevenção da transmissão vertical
- Tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e de hepatites virais
- Imunização para as hepatites A e B
- Profilaxia pré-exposição (PrEP)
- Profilaxia pós-exposição (PEP)
- Uso da camisinha externa ou interna
- Uso de gel lubrificante
- Vacinação contra HPV e hepatite B
Tais recursos disponíveis no SUS ajudam a prevenir contra o HIV, sífilis, hepatites virais e outras ISTs, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar com a redução da transmissão dessas infecções. A ideia é que os foliões aproveitem as festas, mas não esqueçam da importância da prevenção no pré e pós-carnaval.
A secretaria de saúde orienta que todas as unidades básicas de saúde possuem distribuição gratuita de preservativos femininos e masculinos e vacinação de acordo Calendário Básico de vacinação, além de orientar e direcionar a testagem rápida, a Profilaxia Pré (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), ações já ofertadas na rotina.
Procure a unidade de saúde do seu bairro, ou o AMOA (Ambulatório Municipal de Orientação e Atendimento).
Faça seu comentário!