A recém criada Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizou na manhã desta terça-feira (25), no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, a Conferência Municipal de Cultura.

O evento contou com a presença da prefeita Rita Araújo, do vice-prefeito, Jefferson Abreu, dos vereadores: Siderlei Siqueria, Edson das Excursões, Marquinhos e Tiago Braçudinho, do secretário Élyson Gomes, membros do Conselho de Cultura, o professor e bailarino, Renan Castelón, professor e alunos do IFPR, e convidados.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Laís Moraes Colauto, deu as boas-vindas a todos e explicou que a conferência deveria ter sido realizada no ano passado, mas por contingência foi transferida para este ano. “É uma honra estar aqui, vendo tantos rostos. Isso nos anima a fazer cultura. Quero agradecer a presença dos alunos do IFPR, pois o que fazemos é para as gerações que virão. Que eles possam continuar a fazer cultura”, discursou.

A prefeita se mostrou feliz com a realização da Conferência. “Que bom termos momentos como este. A cultura tem que ser inclusiva, para todos e todas as idades. E isso me motiva a trabalhar para entregar políticas públicas para todas as pessoas”, afirmou.

Rita também rebateu algumas críticas sobre a realização da Expo Telêmaco. “A festa é necessária, pois o povo precisa de trabalho, do pão de cada dia, mas também de descanso, de se divertir, de ser feliz. Em Curitiba, conheci uma mulher de Pinhão, que me contou que já veio algumas vezes para a Expo Telêmaco. Isso me deixa feliz, pois são pessoas de fora que vem nos visitar e isso gera dinheiro para nosso comércio”, comentou.

O vice-prefeito demonstrou sua satisfação em ver o setor da Cultura se movimentando. “A secretaria começou a pouco tempo e já mostrou a que veio. Esse encontro projeta ações para beneficiar talentos que temos em nosso município. São tantas pessoas que terão oportunidades a partir do que for decido na conferência”, declarou, Jefferson.

O secretário municipal de Cultura e Turismo pregou a união de todos. “Sozinhos não conseguiremos fazer Cultura em nossa cidade, precisamos estar unidos pois a Cultura fomenta a nossa economia. Vamos plantar hoje para colhermos no futuro”, discursou, Élyson, que terminou citando a frase do escritor e poeta, Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”.

O presidente da Câmara Municipal, Siderlei Siqueira, destacou o clima alegre que permeia a SMCT. “A Cultura é alegria. O que seria da nossa cidade sem a Cultura? Na Câmara somos 13 vereadores e estaremos sempre à disposição para atender a Cultura de nossa cidade”, destacou.

MOÇÃO

Os conselheiros municipais de Cultura aprovaram duas moções de apoio. A primeira foi entregue ao secretário Élyson Gomes, por ser o primeiro secretário da pasta, que teve início neste ano.

A segunda foi para a prefeita, Rita Araújo, como símbolo de luta e representação da classe feminina, da representatividade cultural e social, da importância que é termos mulheres em postos de liderança e principalmente na política. “Nós precisamos de mais mulheres participando da política. Nas últimas eleições nós tivemos 11 mil candidatas e apenas 796 foram eleitas. No Paraná temos apenas 37 prefeitas mulheres. Temos muito o que evoluir”, afirmou, aproveitando para agradecer a homenagem.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba

Checklist Dengue